Relatórios pelo Google Analytics

De MAGTAB Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

O Google Analytics é a principal ferramenta de análise de uso no mercado hoje e engloba tanto relatórios para páginas da Internet como para Apps em dispositivos móveis.

A MAGTAB utiliza o Google Analytics em seus Apps para entender o comportamento de uso dos leitores nas revistas, para assim, melhorar o produto de acordo com suas necessidades.

A partir de fevereiro de 2014, estamos disponibilizando esses relatórios para nossos clientes. Mas para que isso seja possível, é necessário antes criar uma conta sua exclusiva para uso do App, e criar uma nova propriedade (ou "Tracking ID") que será usada como referência para o App reportar os dados ao Google Analytics.

Siga as instruções abaixo de como fazer essa configuração e tenha mais uma forma de acompanhar de perto o andamento da sua revista!

Criando uma nova conta no Google

Caso você não tenha uma conta no Google (Gmail), será necessário criar uma. Sua conta de publicador para Android também pode ser usada. Para criar uma nova conta:

1. Acesse http://www.google.com.br/analytics.

2. Clique em Acessar o Google Analytics e siga as instruções.

OBS.:

Criando uma nova Propriedade

Depois que tiver seu acesso configurado, entre no sistema do Analytics (mesmo logado, as vezes é necessário clicar em "Acessar Google Analytics" na primeira página).

Passo 1

Na primeira tela do sistema, clique em "Administrador".

Ga setup 1.png

Passo 2

Clique em "Conta", um menu "drop-down" aparecerá, nele, clique em "Criar nova conta".

Ga setup 2.png

Passo 3

Nós damos suporte para relatórios tanto para os Apps Mobile quanto para o Leitor WEB. É necessário criar um tracking do analytics para cada plataforma, um para o mobile, e outro para WEB.

Todos os passos são idênticos, o que difere é que, na hora de criar a "Nova Conta" no Analytics, é necessário escolher a plataforma que o tracking ID será utilizado.

Na tela de "Nova Conta", selecione a aba "Aplicativo para Celular" para criar o tracking para Mobile, ou em "Website" para criar o tracking para o Leitor WEB.

Ga setup tracking WEB.pngGa setup tracking MOBILE.png

Passo 4

Em Nome da Conta insira um nome que ficará fácil para você identificar a que se refere, por exemplo, "GA Magtab". No Nome do App insira o nome da sua revista ou app.

É muito importante marcar o "Fuso horário dos relatórios" para Brasil e sua área de tempo correta.

Ga setup 4.png

Passo 5

Em "Configurações do compartilhamento de dados" você pode optar se vai enviar os dados para outros serviços do Google ou não. Recomendamos desmarcar as 3 opções.

Em seguida, clique em "Obter ID de acompanhamento".

Ga setup 5.png

Leia os termos e, para prosseguir, aceite-os.

Ga setup 6.png

Passo 6

Agora você já tem o ID de acompanhamento (ou Tracking ID em Inglês).

Esse é o dado que você deve copiar e colar em um email para suporte@magtab.com com o título "Google Analytics Tracking ID". Informe também seus dados de cadastro e a qual Revista o ID se refere.

Ga setup 7.png

Pronto! Com isso podemos começar a gerar dados do seu App no Google Analytics.

OBS.:

  • Depois do envio do Tracking ID nós teremos que subir uma nova versão do seu Aplicativo, esse processo demora aproximadamente 15 dias;
  • Os dados NÃO são retroativos, portanto você terá acesso aos relatórios apenas a partir do momento em que seu App com a nova versão estiver disponível para seus leitores;
  • Apenas os leitores que atualizarem seu aplicativo reportarão dados, portanto é normal que no começo você veja menos downloads do que está acostumado.


.

Configurações Avançadas - Custom Dimensions para Mobile

OBS.: Somente para os Apps Mobile, não é necessária essa configuração para o Leitor WEB.

Na configuração avançada iremos criar as Custom Dimensions (Dimensões Personalizadas), que oferecem mais dados para relatórios mais completos e cruzamento dados em tabelas.

É através das Custom Dimensions que será possível identificar por exemplo, qual edição foi mais lida ou o que um usuário único leu (identificado pelo advertising ID) ou diversos outros casos mais sofisticados.

Para configurar, na mesma tela onde paramos, a que consta o Tracking ID (tela de configuração da "Propriedade") você encontra a opção "Definições Personalizadas" e seu sub-item "Dimensões Personalizadas".

Ga setup 8.png

Você deverá criar algumas dimensões novas. É muito importante que a ordem e os nomes sejam seguidos a risca, caso contrário o App irá reportar com um valor, e o Analytics ler com outro, gerando inconsistência.

Para criar as dimensões, clique em "Nova dimensão personalizada".

Ga setup 9.png

Cada nova dimensão tem 3 campos, o Nome, Escopo e Ativo. Para saber qual dado deve ser inserido para cada dimensão, veja a tabela e imagem de referência na sequência.

Ga setup 14.png

Tabela de dimensões

Nome da dimensão Índice Escopo
interno_1 1 Hit
interno_2 2 Hit
interno_3 3 Hit
titulo_id 4 Sessão
titulo_nome 5 Sessão
edicao_id 6 Hit
advertising_id 7 Usuário
mensagem_id 8 Hit
tempo_leitura 9 Hit
artigo_id 10 Sessão
colecao_id 11 Sessão

Imagem de referência

Ga setup 10.png

Configurando seu Tracking Id na plataforma da Magtab

Após finalizar a configuração do Google Analytics, você deve preencher o Tracking-id na plataforma da Magtab. Para isto, acesse o menu de configuração, preencha o campo "Google Analytics" com o Tracking Id e clique em salvar.

Em alguns dias seus dados reportados começarão a aparecer com as dimensões personalizadas. Leia a seção "Acompanhamento Avançado com Dimensões" abaixo para saber como filtrar seus dados.

Como Acompanhar os Dados

Para ver seus relatórios entre na aba "Relatórios" da barra superior laranja.

Ga setup 11.png

Você pode acompanhar em tempo real quem está utilizando o aplicativo, suas demografias, versões de sistema e muito mais.

Para isso, clique em "Tempo Real" no menu da esquerda e depois em "Visão Geral".

Ga setup 12.png

OBS:

  • A opção "tempo real" funciona por amostragem e nem sempre seu acesso aparecerá instantaneamente.

Acompanhamento Avançado com Dimensions

Você pode criar várias combinações de relatórios com as Customs Dimensions. Para começar a usar, entre no menu "Comportamento" -> "Eventos" -> "Eventos principais".

Agora na tela onde tem a tabela de eventos, clique em Dimensões secundárias para aparecer um menu de filtros, e procure pelas Dimensões personalizadas para filtrar por edição, título ou usuário.

Ga setup 15.png

Esperamos que esse guia lhe seja útil, caso precise de mais ajuda estamos a disposição pelo email sac@magtab.com